segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Plano de Aula

PLANO DE AULA:

Tema: (Utilização do filme: MEU NOME É RÁDIO
Sinopse: O filme conta a história de um treinador, Jones (Ed Harris), que – conhecendo acidentalmente Rádio, dele se aproxima aos poucos. Rádio, amedrontado por ter sido sempre rejeitado, não o aceita totalmente. Um dia o jovem está passando pelo campo onde Jones treina o time da escola Hanna e a bola sai para a rua. Ele a retém para si, em vez de entregá-la de volta aos jogadores. Estes, mais tarde, vingam-se, amarrando o jovem e deixando-o no chão em um galpão. O treinador o salva e começa a protegê-lo, trazendo-o primeiro para ajudar o time e, mais adiante, levando-o à escola, apesar de alguns obstáculos criados pelas pessoas a sua volta. Jones enfrentará estes obstáculos e dará condições para que James aos poucos se integre à comunidade e esta a ele, em franco processo de ganho recíproco.

Objetivos: Levar os educandos a uma melhor compreensão dos nossos direitos e deveres, inclusive os direitos dos alunos portadores de necessidades especiais perante a escola, procurando envolvê-las nesse meio social;
Construir o conceito de inclusão;
Valorizar-se a si mesmo e ao seu meio;
Identificar e caracterizar as diferenças existentes.

Temas transversais contemplados: Pluralidade Cultural; Ética e Cidadania.
Metodologias/Desenvolvimento:
Apresentação do Plano de Aula;
Apresentação, leitura e comentário da sinopse do filme “Meu Nome é Rádio”;
Exibição do filme;
Conversar com os alunos se o filme os agradou, o que acharam interessante, o que tiraram de lição para a sua vida;
Trabalho em equipe explicando a importância da humildade, amor ao próximo, etc. focando sempre a cidadania;
Problematizar com os alunos a falta de construção de rampas de acesso, corrimão, etc. em nossa cidade nos locais públicos e nas escolas;
Registrar em texto coletivo os conceitos construídos durante a execução das aulas sobre os seguintes tópicos:
  • Inclusão
  • Diferenças.
Recursos: Multimídias (filme);Cartolinas; Tinta Guache; Giz; Lápis de cor; Quadro Negro; Lápis; Borracha; Apontador; Papel A4.
Cronograma: 4 h/a.
Avaliação: A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades. Será observado o desempenho dos alunos, o envolvimento e a participação dos mesmos nas atividades propostas.

PLANO DE AULA

Tema: O valor da transformação a partir do teatro de sombras com música.
A abordagem desta temática tem como referência o ato de criar, que é intrínseco ao homem e evolui sempre em novas formas através dos séculos.
O século XXI, por ser considerado como o da era da revolução Tecnológica da formação de grandes centros urbanos é também o marco de muitos movimentos e tendências artísticas, dentre elas a interpretação ilustrativa a partir da música.
Para mostrar esta transformação, escolhemos músicas, que a seu modo recriaram o modo de agir, pensar, refletir, vivenciar das pessoas.
CRONOGRAMA DE TEMPO ESTIMADO: 1 a 2 aulas
DISCIPLINA A SER TRABALHADA: Artes
OBJETIVOS:
1. Organizar imagens para analise
2. Reconhecer as características por meio de ilustração.
3. Observar a relação entre a arte, a música a imaginação e a realidade, investigando a música na arte de modo sensível.
4. Experimentar e explorar as possibilidades das linguagens artísticas/ musicais.
5. Interagir com materiais e procedimentos variados, utilizando-os em trabalhos pessoais.
METODOLOGIA:
1. Passo: Divisão da turma em 2 grupos, estudos das ilustrações, por meio de imagens observadas em livros, revistas e jornais.
2. Elaboração das imagens, interpretando as frases relativas às músicas escolhidas.
3. Confecção das figuras, recortes e colagem das mesmas nos palitos.
4.Ensaio para a apresentação do teatro de sombras.

CONTEUDOS:
Artes visuais - Elementos caracterizadores da Linguagem Visual.
Música - O som e seus elementos
Teatros - Habilidades Corporais e Movimentos.

COMENTARIOS DOS TEXTOS:

Entrevista com Stewart Mader – Wiki na educação.
Através do uso de diversos recursos tecnológicos, tornou-se possível a educação a distancia, porém é importante ressaltar que a colaboração e participação dos alunos faz a diferença na aprendizagem entre os participantes.
Das informações recebidas mesmo não tendo um contato físico com os professores é possível ter compreensão dos temas abordados. Através dos links que são enviados, é possível interagir com os professores e colegas.
Muitas das atividades elaboradas são enviadas através de sites oferecidos pelas faculdades a distancia, é um recurso que nos mantém envolvidos aos meios tecnológicos. 

LEITURAS SOBRE HIPERTEXTO: trilhas para o pesquisador
O ponto de partida para garantir a interação é o entendimento do verdadeiro  significado dos mecanismos seja ele áudios visuais,sonoros etc. Portanto é necessário compreender essa linguagem assim como as outras. Na educação a distancia por exemplo as ferramentas de comunicação são adotadas com objetivo de facilitar o processo ensino-aprendizagem é estimular a colaboração e interação entre os participantes de um curso, habilitando-os para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário